quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A mansão, de Willian Faulkner - volume 3 da trilogia Snopes - Cap. 6

O primeiro capítulo da segunda parte intitulado Linda é narrado por Ratliff, que faz uma retomada da história de Eula relacionando-a à do advogado Gavin Stevens, como a história de um amor platônico e impossível por parte do segundo, já que quando conheceu Eula ela já era casada e mãe de uma criança. Ratliff narra como, mesmo assim, foi feito o pacto feito entre eles naquela idade em que, aos 19 anos, segundo ele, era "como se a gente visse finalmente a mulher deve ser nossa pelo resto da vida, só que já era tarde". 

V. K. reconta a história já narrada no livro 2 da trilogia de como Eula engravidou de McCarron, acabou esposa de Flem e foi parar em Jefferson, se tornando amante de De Spain, enquanto Stevens mantinha por ela a devoção de sempre, que Eula depois utiliza para tentar convencer o advogado a tomar sua filha Linda como esposa, para protegê-la de Flem depois de sua morte, já que planejava secretamente suicidar-se. Vale dizer que Stevens procurava salvar Linda do que ele chamava de snopismo (mau caratismo da família Snopes) desde os 14, dando-lhe livros e conversando com ela na sorveteria numa frequência de 2 vezes por semana. Seu plano era mandar Linda para estudar em outra cidade, onde poderia conhecer um bom moço com quem pudesse se casar e se livrar de vez da influência de Flem. No entanto, Flem tenta de todas as formas segurar Linda, já que esperava por meio dela receber a herança do avô Will Varner. A situação só é contornada já perto do suicídio de Eula, quando Linda concorda em assinar um testamento deixando para Flem o que viesse a receber de Will Varner. 

Com a morte de Eula, contudo, outras negociações se dão, de modo que Stevens consegue proteger a herança de Linda de Flem, que por sua vez, consegue a presidência do Banco e se apossa da casa de De Spain, que concordou em sair da cidade para não mais voltar. Por fim, Gavin toma todas as providências para o funeral, como se fosse ele o próprio viúvo querendo prestar as homenagens à esposa morta, incluindo aí uma lápide encomendada da Itália, que deveria reproduzir a face da finada. Linda vai finalmente para Nova York onde, já nos é adiantado, conhecerá o marido judeu, a quem acompanhará na guerra onde ficará viúva e surda antes de voltar a Jefferson.

Nenhum comentário: